sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Olhe pra cima!!!

Tem horas que a vida fica muito dificil, bate aquele desânimo, aquela fraqueza, parece que tudo perde a graça e as adversidades e lutas vão te sufocar. Tem horas que tudo o que se quer é desaparecer, abandonar a vida que se vive, mudar completamente, mudar de cidade, de estado(quem sabe São Paulo), enfim mudar de vida. Como se fosse possível trocar de vida, eu te dou a minha e tu me dá a tua.
Acho que você já passou por isso também, aqueles momentos que nada dá certo, nada funciona. Quantas vezes tu já tiveste a vontade de abandonar tudo, deixar tudo pra trás. Quantas vezes você já quis ter outra vida que não a sua. Quantas vezes desejou acordar e perceber que aquela não é sua vida. Mas quando você acorda percebe que aquela é exatamente a sua vida.
A história de um jovem reflete bem o que quero dizer. Ele era um serviçal, uma espécie de escravo com alguns direitos. Acordava todos os dias pela manhã e preparava o café pro seu senhor e depois ia arrumar toda a casa. Ainda tinha que fazer o almoço, lavar as roupas e cumprir todas as outras tarefas que um escravo faz.
Em uma manhã veio a desgraça! Era um daqueles dias que as coisas já começam mal. Ele acorda bem cedo e vai preparar o café, depois de preparado o café, vai cumprir as outras tarefas e de repente a surpresa: a casa estava cercada.
Já não bastasse ter uma vida simples, sem muitas vantagens ou coisas interessantes pra fazer, agora ele se via cercado por inimigos querendo matar todo mundo que estava na casa. Pra eles não importava quem estava na casa eles iam matar todo mundo, e o senhor ou chefe dele estava dormindo bem tranquilo.
Era o fim, pelo menos é o que se pensou. Esbaforido, correndo foi chamar o chefe. E o chefe acorda na maior calma. Nem mesmo o chefe vai lhe dar atenção e parece que o dia só fica pior. Apavorado e já sem saber o que fazer, ele conta ao chefe o que esta acontecendo.
Numa calma ímpar o chefe lhe manda ir lá no terraço e olhar pra cima, em direção ao cume dos montes, o ponto mais alto das montanhas.
Quando tudo der errado e nada funcionar, quando as lutas vão te matar, quando parece não haver mais solução para os teus problemas PARE.
Isso mesmo PARE e olhe pra cima!!!
O que aquele rapaz não sabia é que havia um exército muito maior nas montanhas guardando o chefe dele e ele. Só estavam esperando a ordem para atacar.
Olhe pras montanhas e veja que a solução esta logo ali.

Cadê meu referencial daqui?

Um dos conceitos mais importantes da física é o conceito de referencial. Tudo acontece em relação a alguma coisa, quando se diz que um carro está a 95 Km/h, por exemplo, isso não nos diz nada em relação ao movimento do carro. Não tem como saber pra onde ele está indo nem mesmo a velocidade dele. Se ele estiver andando a 95 Km/h em relação a um carro que está parado ou se está a 95 Km/h em relação a um carro que está se movimentando. Pra saber como o carro em questão está se movendo você precisa estabelecer um referencial. Por exemplo, ele está se movendo pra direita a 95 Km/h em relação ao posto do pedágio na Freeway. Ai você consegue ter uma idéia muito mais precisa de como o carro está se movendo e pra onde ele esta indo.
Nas nossas vidas também é assim. Precisamos estabelecer referenciais pra sabermos exatamente como estamos nos movendo e pra onde estamos indo. E ao que parece perdemos o nosso referencial. Não há mais padrões, não há mais um referencial a ser seguido, ou que nos diga como estamos indo e o lugar onde vamos chegar.
Tenho visto coisas que me assustam, que fazem repensar aquilo que tinha pensado sobre o futuro da humanidade.
A sociedade não tem mais um padrão a seguir, não tem mais normas a seguir. Tudo se perdeu na correria e agitação de nosso dia. As facilidades da vida moderna parecem não facilitar em nada a vida. Temos muita comunicação e maneiras de interagir com outras pessoas, mas nunca os pais falaram tão pouco com seus fihos. Temos centenas de redes sociais e as pessoas nunca estiveram tão sozinhas.
Tudo é muito superficial e passageiro, que parece que não somos humanos mas máquinas preparadas para cumprir tarefaas pré-estabelecidas para nós. Destino parece ser uma palavra da moda, como se já estivesse tudo escrito e estabelecido para nós e não pudéssemos escolher nada nas nossas vidas.
Na vida as coisas não são assim. Nada esta escolhido ou pré-determinado pra mim. Eu faço minhas escolhas e tomo minhas próprias decisões, muitas delas erradas e algumas certas mas são todas minhas decisões. Ninguém pode e nem vai decidir nada por mim.
As pessoas perderam o padrão por que eu esqueci de mostrar qual era o meu padrão. Sim eu tenho um padrão, um referencial bem estabelecido e que nada nessa vida é capaz de mudar. Apesar dos meus erros eu sigo lutando pra acertar.
Quem sabe se eu começar a mostrar pras pessoas qual é o meu referencial elas desejem se guiar por ele e o mundo ainda possa ser consertado.


Obrigado Pri, esse texto é pra ti que lembrou que eu tinha parado de escrever.
Abraços a todos que me leem!