Um dos conceitos mais importantes da física é o conceito de referencial. Tudo acontece em relação a alguma coisa, quando se diz que um carro está a 95 Km/h, por exemplo, isso não nos diz nada em relação ao movimento do carro. Não tem como saber pra onde ele está indo nem mesmo a velocidade dele. Se ele estiver andando a 95 Km/h em relação a um carro que está parado ou se está a 95 Km/h em relação a um carro que está se movimentando. Pra saber como o carro em questão está se movendo você precisa estabelecer um referencial. Por exemplo, ele está se movendo pra direita a 95 Km/h em relação ao posto do pedágio na Freeway. Ai você consegue ter uma idéia muito mais precisa de como o carro está se movendo e pra onde ele esta indo.
Nas nossas vidas também é assim. Precisamos estabelecer referenciais pra sabermos exatamente como estamos nos movendo e pra onde estamos indo. E ao que parece perdemos o nosso referencial. Não há mais padrões, não há mais um referencial a ser seguido, ou que nos diga como estamos indo e o lugar onde vamos chegar.
Tenho visto coisas que me assustam, que fazem repensar aquilo que tinha pensado sobre o futuro da humanidade.
A sociedade não tem mais um padrão a seguir, não tem mais normas a seguir. Tudo se perdeu na correria e agitação de nosso dia. As facilidades da vida moderna parecem não facilitar em nada a vida. Temos muita comunicação e maneiras de interagir com outras pessoas, mas nunca os pais falaram tão pouco com seus fihos. Temos centenas de redes sociais e as pessoas nunca estiveram tão sozinhas.
Tudo é muito superficial e passageiro, que parece que não somos humanos mas máquinas preparadas para cumprir tarefaas pré-estabelecidas para nós. Destino parece ser uma palavra da moda, como se já estivesse tudo escrito e estabelecido para nós e não pudéssemos escolher nada nas nossas vidas.
Na vida as coisas não são assim. Nada esta escolhido ou pré-determinado pra mim. Eu faço minhas escolhas e tomo minhas próprias decisões, muitas delas erradas e algumas certas mas são todas minhas decisões. Ninguém pode e nem vai decidir nada por mim.
As pessoas perderam o padrão por que eu esqueci de mostrar qual era o meu padrão. Sim eu tenho um padrão, um referencial bem estabelecido e que nada nessa vida é capaz de mudar. Apesar dos meus erros eu sigo lutando pra acertar.
Quem sabe se eu começar a mostrar pras pessoas qual é o meu referencial elas desejem se guiar por ele e o mundo ainda possa ser consertado.
Obrigado Pri, esse texto é pra ti que lembrou que eu tinha parado de escrever.
Abraços a todos que me leem!
Gostei muito desse texto Rudi!!!
ResponderExcluirTua cara!
Valeu Bru!! Que bom que gostou, e que possa recomendar a leitura pra outros.
ResponderExcluir